Pontos Turísticos

Praias

Niterói possui uma orla bastante diversificada. As praias da Baía de Guanabara, com suas águas calmas e sua intensa vida noturna, servem na medida para a prática de esportes e a badalação. Já as praias oceânicas, de águas cristalinas e ondulações para todos os gostos, são ideais para nadar, surfar e pegar aquela cor.


Mapa das praias da Baía de Guanabara

Mapa das praias Oceânicas


Gragoatá


Praia do Gragoatá

Com apenas 80 metros de extensão, está localizada ao lado do Forte do Gragoatá. Tem águas tranqüilas e esverdeadas e sua areia é escura e fina. Seu nome deriva de uma espécie de bromélia abundante no local: o gravatá, também chamado caroá.

Ônibus: 47A (Campus da UFF / circular) e 47B (Campus da UFF-MAC / circular).


Boa Viagem


Praia da Boa Viagem

Estende-se por 450 metros, limitada pelo paredão da Avenida Litorânea, antiga Praia Vermelha, assim chamada por causa a cor de suas areias, que se misturava à argila vermelha erodida das margens, as chamadas barreiras vermelhas. Suas águas são esverdeadas e frias, com areia clara e fina. Por suas características e seu relevo submerso, com lajes e gutas, sua enseada sempre foi um excelente pesqueiro. Da praia avistam-se as Ilhas de Cardos e da Boa Viagem, o Torreão e o Museu de Arte Contemporânea.

Ônibus: 47A (Campus da UFF / circular) e 47B (Campus UFF-MAC / circular).


Flexas


Praia das Flexas

Ocupa uma faixa de 400 metros entre as praias da Boa Viagem e de Icaraí. Tem águas esverdeadas e areias claras e de granulação média Seu nome origina-se, provavelmente, de uma planta muito comum nos brejos locais, utilizada pelos índios para a fabricação de flechas.

Ônibus: 17 (São Francisco-Centro), 32 (Cachoeira-Centro), 33 (Jurujuba-Centro), 43 (Fonseca-Centro-Icaraí / via 22 de novembro), 46 (Várzea das Moças-Centro), 47 (Canto do Rio-Centro), 49 (Fonseca-Centro-Icaraí / circular), 53 (Santa Rosa-Centro) e 60 (Ilha da Conceição-Icaraí).


Icaraí


Praia de Icaraí

É a praia mais tradicional de Niterói, com sua orla de edifícios, clubes e restaurantes. É banhada por um mar de coloração verde musgo, temperatura fria e areias de granulação média e tonalidade clara . Com 1.200 metros de extensão, é muito utilizada para a prática de esportes, principalmente o futebol e o voley, na areia, e o ciclismo e o jogging, no calçadão. Freqüentemente serve de palco para os maiores eventos ao ar livre da cidade. Na década de 30 ganhou um trampolim de concreto armado, dinamitado no final dos anos 60 por oferecer perigo aos banhistas. Em uma das pontas da praia está a Igreja de São Judas Tadeu; na outra, a reitoria da Universidade Federal Fluminense, com o teatro e o CineArte UFF. Seu nome significa água sagrada em tupi.

Em Icaraí também estão localizadas as Pedras do Índio e de Itapuca. Símbolos da cidade em outras épocas, elas já chegaram a estampar selos e cédulas e, desde 1985, estão tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural como monumentos naturais. As duas formações se erguem em meio a um relevo rochoso, abundante em mariscos, e que forma ondulações aproveitadas para o surfe nos dias de ressaca.

Pedra do Índio

Pedra do Índio

A Pedra do Índio recebeu esse nome por assumir um formato semelhante à cabeça de um índio de perfil com cocar, quando olhada sob um ângulo específico. Itapuca quer dizer pedra furada em tupi, porque estava ligada ao continente por um arco de pedra demolido em 1849, como previa o plano de arruamento do bairro, para a construção de um cais e da rua de acesso ao Ingá,. Há também uma lenda nativa acerca da pedra, segundo a qual ela guardaria os espíritos de um casal de índios de tribos rivais – Jurema e Cauby.

Pedra de Itapuca

Pedra de Itapuca

Ônibus: 17 (São Francisco-Centro), 32 (Cachoeira-Centro), 33 (Jurujuba-Centro), 43 (Fonseca-Centro-Icaraí / via 22 de Novembro), 46 (Várzea das Moças-Centro), 47 (Canto do Rio-Centro), 49 (Fonseca-Centro-Icaraí / circular), 53 (Santa Rosa-Centro), 60 (Ilha da Conceição-Icaraí) e 61 (Venda da Cruz-Icaraí).


São Francisco


Praia de São Francisco

Seu entorno de bares e restaurantes concentra boa parte da vida noturna da cidade. Os 750 metros de areias claras e finas e a enseada de águas escuras, turvas e frias servem para a prática de diversos esportes, principalmente náuticos. Em um outeiro, no final da praia, está a igreja de São Francisco Xavier.

Ônibus: 17 (São Francisco-Centro), 32 (Cachoeira-Centro), 33 (Jurujuba-Centro), 37 (Largo da Batalha-Centro), 46 (Várzea das Moças-Centro), 48 (Rio do Ouro-Centro) e 62 (Fonseca-Charitas).


Charitas


Praia da Charitas

Seu nome é uma corruptela de charitas (pronuncia-se cáritas), que significa caridade em latim e está grafada na Igreja de São Francisco Xavier. Tem 1 quilômetro de areias claras e finas e águas calmas, margeada por residências, casas noturnas e quiosques.

Estação de Catamarãs de Charitas

Muito utilizada para a prática da vela, windsurfe e esqui-aquático, nos finais de semana ainda serve de campo de pouso para os praticantes de vôo livre que decolam do Parque da Cidade, em São Francisco. Possui também uma estação hidroviária projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que liga o bairro à Praça XV, no Rio de Janeiro, através de uma linha de catamarãs.

Ônibus: 33 (Jurujuba-Centro) e 62 (Fonseca-Charitas).


Jurujuba


Praia de Jurujuba

Sede de uma colônia de pescadores e margeada por restaurantes típicos, é o lugar ideal para se comer frutos do mar. Sua enseada de 300 metros de águas e areias escuras é o cenário da festa de São Pedro. De lá parte a já tradicional procissão de barcos no dia 29 de junho, levando a imagem do santo da Igreja de São Pedro dos Pescadores. Seu nome significa barba amarela ou ruiva em tupi.

Ônibus: 33 (Jurujuba-Centro).


Adão e Eva


Praia de Adão

Adão, com 250 metros, e Eva, com 150 metros, são duas praias gêmeas, com águas esverdeadas e frias e areias claras e finas, separadas por uma formação rochosa. Estão localizadas na encosta dos morros do Morcego e do Pau-Ferro, em Jurujuba, bem à entrada da Baía de Guanabara. Em 1994 foram tombadas pela Prefeitura Municipal como monumentos naturais.

Ônibus: 33 (Jurujuba-Centro).


Praia do Imbuhy


Praia do Imbuhy

Localizada dentro do Forte Imbuhy, o acesso a ela só é permitido com autorização do Exército. Possui aproximadamente 450 metros de extensão, com águas cristalinas, esverdeadas e de temperatura amena e areias acinzentadas e finas. Tem à sua esquerda a Ponta Zé Mudongo, de formação rochosa, onde está o forte, e, à direita, o Morro do Ourives, com vegetação densa e nativa.

Ônibus: 33 (Jurujuba-Centro).


Piratininga


Praia de Piratininga

Vista da praia de Piratininga

Margeando a Laguna de Piratininga, entre a Serra Grande e o Morro da Viração, é a mais extensa da região oceânica, com 2.700 metros divididos em duas praias. O trecho maior, na extremidade sul, é chamado praião. Tem ondas mais fortes e uma orla repleta de quiosques.

Pedra da Baleia

Pedra da Baleia

A prainha, trecho menor, na extremidade norte, exibe águas bastante calmas e a famosa pedra da baleia. É banhada por um mar cristalino, esverdeado e frio, com areias amareladas de granulação média. Dela avistam-se as Ilhas do Pai, da Mãe e da Menina. Seu nome significa peixes a secar em tupi.

Ônibus: 39 (Piratininga-Centro), 54 (Sapê-Piratininga) e 55 (Várzea das Moças- Piratininga).


Sossego


Praia do Sossego

Localizada entre Piratininga e Camboinhas e escondida entre duas elevações rochosas – Ponta dos Morros e Ponta Pé de Boi - essa pequena praia é a preferida daqueles que chegam em lanchas e iates, por causa do seu difícil acesso por terra. Também por esse motivo alguns freqüentadores, no início dos anos 80, tentaram sem sucesso transformá-la em praia de nudismo. Possui 250 metros, com águas transparentes, esverdeadas e de temperatura amena, areias claras e finas e uma diversificada cobertura vegetal. Por seu valor ecológico e paisagístico, a prefeitura municipal tombou 80 mil metros quadrados da área em 1991.


Camboinhas


Praia de Camboinhas

Seus 2.600 metros são uma extensão da Praia de Itaipu. A orla, pontilhada de quiosques cujos petiscos são servidos em mesas à beira-mar, é muito procurada por velejadores e amantes da pesca de arremesso. Apresenta águas esverdeadas e frias e areia clara. Seu nome faz referência ao encalhe do navio argentino Camboinhas, em 1958, cuja carcaça, ainda pode ser vista na maré baixa, enterrada na areia da praia.

Ônibus: Não há linhas de ônibus circulando dentro do bairro.


Itaipu


Praia de Itaipu

Separada de Camboinhas por um canal construído no fim dos anos 70 para ligar o mar à Laguna de Itaipu, é a única praia oceânica com águas sempre calmas. Isso acontece por causa da proteção natural criada pelo Pontal de Itaipu e pelas Ilhas do Pai, da Mãe e da Menina. Seu mar tem coloração verde-claro e temperatura amena. Suas areias, claras e de granulação média, ao longo de 1 quilômetro, estão repletas de restaurantes de frutos do mar, abastecidos por uma colônia de pescadores remanescente do século XVIII.

Uma das áreas mais antigas da cidade, abriga a Igreja de São Sebastião de Itaipu, o Sítio Arqueológico da Duna Grande e o Museu Arqueológico. De lá se pode ver parte da Serra da Tiririca e o Morro das Andorinhas, que a separa da Praia de Itacoatiara. A área que compreende o canto sul da praia e o conjunto das três ilhas foram tombados em 1987 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Seu nome significa água que sai do meio das pedras em tupi.

Ônibus: 38 (Itaipu-Centro), 52 (Maria Paula-Itaipu) e 46 (Várzea das Moças-Itaipu).


Itacoatiara


Praia de Itacoatiara

Com suas ondas e sua riqueza natural de costões rochosos e vegetação de restinga, é a preferida dos surfistas e da juventude em geral, apesar de ser a mais distante do centro da cidade. Ao longo do ano sedia etapas dos campeonatos de surfe e bodyboard. Possui 700 metros e suas águas são transparentes, azuladas e frias, com areias grossas e amareladas.

Está limitada pelo maciço costeiro da Serra da Tiririca, que faz divisa com o município de Maricá, e pelo Morro das Andorinhas, que a separa da Praia de Itaipu. No canto direito, isolada do resto da praia por uma grande rocha, existe uma pequena enseada conhecida como prainha, onde as crianças podem nadar completamente protegidas das ondas. Seu nome significa pedra escrita ou riscada em tupi.

Ônibus: 38 (Itaipu-Centro), 52 (Maria Paula-Itaipu) e 46 (Várzea das Moças-Itaipu).

©2006 NIT NEWS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS