Sem-teto

Moradores de rua deixam Cinema Icaraí mas problema pode persistir

Viviane Romero


A marquise do antigo Cinema Icaraí, no bairro homônimo da Zona Sul de Niterói, deixou de servir de abrigo para moradores de rua. Na manhã desta quinta-feira, agentes da 77ª DP (Icaraí) tinham planejado uma operação para recolher os mendigos, mas ao chegarem ao local, só encontram muita sujeira.

Na última sexta-feira, foi realizada uma reunião com representantes de diversos órgãos municipais e estaduais para tentar retirar das vias públicas niteroienses essas pessoas. Entre as ações previstas, estava a operação policial programada para ontem.

Ao longo dos últimos meses, diversas tentativas de retirá-los das escadas do cinema e da Praça Getúlio Vargas (que fica em frente ao cinema) foram feitas. No entanto, a resistência era grande. Famílias inteiras moravam na área e, segundo moradores das redondezas, as calçadas eram usadas como banheiros e alguns chegavam a fazer uso de drogas no meio da rua, à luz do dia.

Desde que o Cinema Icaraí foi fechado, em fevereiro de 2006, o local foi tomado por mendigos. Durante esse período, moradores e comerciantes do bairro vêm se queixando de assaltos e ameaças feitas pelo grupo.

Para o estudante Wladimir Gorender, de 26 anos, a presença dos mendigos o intimidava, mas ele faz uma ressalva. "Não basta tirá-los daqui. É preciso que eles tenham uma casa e uma condição justa de se viver", disse o estudante.

A secretária de Assistência Social, Heloísa Mesquita, ressaltou que o fato do grupo ter saído do local não basta para que o problema dos moradores de rua seja esquecido. Segundo Heloísa, há uma grande possibilidade do grupo ter se removido para outro bairro. "Temos feito várias operações para retirá-los da praça e do cinema. Durante toda a semana, intensificamos as ações e isso pode ter sido um dos motivos que levou o grupo a se deslocar. Com a experiência que tenho, acredito que eles devem ter ido para outra localidade", disse Heloísa.

O cinema foi adquirido pela empresa Kopex junto ao Grupo Severiano Ribeiro em julho do ano passado. Desde então, a empresa procura uma solução que satisfaça a sociedade e seja viável economicamente.

Publicado em O Fluminense
25/01/2007

©2006 NIT NEWS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS