Cidade

Características

Localização: Niterói está situada na orla oriental da Baía de Guanabara, entre o mar e as encostas ocidentais do maciço litorâneo fluminense, dentro da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, na região Sudeste do país. Limita-se ao norte com o município de São Gonçalo, ao sul com o Oceano Atlântico, à leste com o município de Maricá e à oeste com a Baía de Guanabara.

Área: 134,5 quilômetros quadrados¹, que corresponde a 0,30% da área total do estado.

Bairros: 48.

Niterói - Divisão por Regiões

Regiões de Niterói

Regiões: 5: Região das Praias da Baía, Região Oceânica, Região Norte, Região Leste e Região de Pendotiba.

Distritos: 2: Niterói, a sede, e Itaipu.

População: 459.451 habitantes², com uma proporção de 87,2 homens para cada 100 mulheres. A população estimada em 2004 era de 471.403 habitantes². É o quinto município mais populoso do estado.

Densidade demográfica: 3.504 habitantes por quilômetro quadrado².

Eleitores: 299.065³, correspondente a 63% do total da população.

Expectativa de vida: 70 anos.

Altitude média: 5 metros acima do nível do mar.

Relevo: Os terrenos de constituição cristalina são representados pelos maciços e colinas costeiras. Os maciços predominam na porção sudeste, com a Serra do Malheiro, a Serra do Calaboca e a Serra da Tiririca, onde está a Pedra do Elefante, ponto culminante do município, 412 metros acima do nível do mar. Os terrenos de constituição sedimentar são representados por planícies costeiras, localizadas entre os terrenos cristalinos e o mar, sendo a área mais extensa a que cobre a região entre as Lagunas de Piratininga e de Itaipú.

Vegetação: Originalmente era composta por Mata Atlântica, campos inundáveis, restinga e mangue. A floresta estendia-se tanto pela área das colinas e maciços costeiros, como pelas planícies litorâneas, indo desde o nível do mar até as mais altas costas do município. Hoje, ela encontra-se associada ao relevo em áreas elevadas e de acesso difícil como a o Parque Estadual da Serra da Tiririca, as Serras Grande e do Malheiro e os Morros do Cantagalo e Jacaré, além dos Morros da Viração e Santo Inácio, onde estão o Parque da Cidade e o Parque Ecológico Darcy Ribeiro, respectivamente. A vegetação de restinga está restrita à Praia de Itacoatiara, à Duna Grande, à Praia de Camboinhas, à margem oeste da Laguna de Itaipu, à prainha de Piratininga e à Praia do Forte Imbuhy. Os manguezais foram eliminados e os brejos sobrevivem apenas nas áreas em torno das Lagunas de Piratininga e Itaipu. Atualmente as matas densas ocupam 9,6% do território e as capoeiras (vegetação secundária), 18,5%.

Clima: quente e semi-úmido.

Temperatura média anual: 23,1°C. As médias mensais oscilam entre 19,6°C (julho) e 26,5 °C (fevereiro)

Pluviosidade média: 1.207 milímetros. As chuvas concentram-se no verão (149,4 milímetros em março), enquanto o inverno é a estação da estiagem (50,1 milímetros em agosto).

Data da fundação: 22 de novembro de 1573.

Distância da capital do estado: 13,29 quilômetros pela Ponte Rio-Niterói.

Ponte Rio-Niterói

Ponte Rio-Niterói

Acessos: BR-101, da qual faz parte a Ponte Rio-Niterói, liga Niterói à capital e aos municípios da baixada fluminense e segue rumo norte para São Gonçalo; RJ-104 segue para São Gonçalo e Itaboraí e conecta com a RJ-106, que acessa Marica a leste e os demais municípios da baixada litorânea, como Araruama, Cabo Frio e Saquarema; Barcas, aerobarcos e catamarãs ligando a Praça Araribóia, em Niterói, à Praça XV, no Rio de Janeiro, através da Baía de Guanabara.

Principais atividades econômicas: Indústria naval, pesqueira, de petróleo, offshore, de confecção e vestuário, construção civil, comércio, turismo e serviços.

¹ IBGE/CIDE - 2002

² IBGE/Censo 2000

³ Tribunal Superior Eleitoral - 2004

©2006 NIT NEWS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS